segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Reunião do Colegiado de Engenharia Química 08/02/2010

Na tarde desta segunda-feira decisões foram tomadas na reunião do Colegiado, entre elas, algumas que merecem atenção especial por alguns alunos de EQ, já que foram adotadas para o semestre corrente.

1. Aproveitamento de estágio não supervisionado
Houve uma ocorrência de pedido por um aluno de EQ sobre aproveitar estágio realizado anteriormente sem a supervisão de um professor. O motivo foi para completar a carga horária extracurricular, já que o estudante era provável concluinte. Foi explicado que, pelas normas do colegiado, o aproveitamento de estágio não-supervisionado é irregular. Entretanto, o pedido ficou em aberto, sendo agendada uma discussão sobre o caso na próxima reunião convocada para quarta-feira (10/02/2010).
Professores deixaram bem claro que, por ser algo que está regulamentado, passar por cima poderia provocar um futuro efeito "bola de neve". Alegaram que num momento qualquer a situação poderia ficar fora de controle, caso permanecessem dizendo "sim" a todos os alunos que resolvessem solicitar algo desse tipo.

2. Aproveitamento de iniciação científica para a matéria ESTÁGIO INDUSTRIAL EM ENGENHARIA QUIMICA - ENG369
Houve também pedidos para o aproveitamento de iniciação científica para a matéria de estágio, devido à dificuldade que está sendo conseguir um estágio industrial. Os pedidos não foram indeferidos, entretanto foi acordado que os orientadores de IC dos alunos solicitantes fossem contactados para que, se possível, dessem um direcionamento industrial para o projeto desenvolvido, com elaboração de relatórios, entre outras coisas, já que apenas a iniciação tecnológica foi liberada para ser utilizada na matéria de estágio industrial, no caso de o aluno não ter conseguido um estágio industrial supervisionado.

3. Equivalência entre ENGD01 (MÉTODOS COMPUTACIONAIS NA ENGENHARIA) e MAT045 (Processamento de Dados)
Sem mistérios acerca disso, uma decisão foi tomada para evitar que alunos "fugissem" de ENGD01, pelo fato de acharem a matéria difícil (embora realmente tenha suas dificuldades) apenas por relatos de outros alunos.
A situação das duas matérias foi dada como "equivalente condicional", sendo possível substituir ENGD01 por MAT045, APENAS se forem satisfeitas as seguintes condições:
  • SE reprovado em ENGD01 com média maior ou igual a 3,0 (Três);
  • SE não houver vagas disponíveis em ENGD01, estando o aluno na lista de demanda extra da matéria.
4. LAB (Atual LAB1 e LAB2)
Aconteceu uma breve discussão sobre a abertura de turmas no próximo semestre. Entretanto, devido a um pequeno erro de comunicação, após a reunião de quarta-feira,o problema será esclarecido.

5. ENG369 (ESTÁGIO INDUSTRIAL EM ENGENHARIA QUIMICA) e ENG009 (CONTROLE DE PROCESSOS QUÍMICOS)
Mais um pedido de quebra de pré-requisito sem ter cursado a matéria que dá segmento a outra. O motivo alegado foi que o estudante estaria apenas com pendência dessas duas matérias. Está regulamentado que se o estudante tiver CR a partir de 7,0 (Sete), essa quebra pode ser efetivada. Entretanto, esse não pareceu ser o caso. Houve todo um argumento dos professores sobre cursar ENG369 junto com ENG009 e outras, devido a experiências anteriores de alunos que acabaram sendo reprovados em uma das matérias por não conseguir conciliar o estágio com toda a carga horária a ser seguida. Entretanto, a decisão ficou em aberto, já que esse era um caso especial onde apenas as duas matérias citadas anteriormente estão pendentes para que o estudante se forme.

3 comentários:

Isis disse...

Cadê a ata da reunião de Março??

Fabrício Nascimento disse...

Isis, a ata, geralmente, é enviada ao centro acadêmico dias antes da reunião ocorrer. Entretanto, o servidor do yahoo vem tendo problemas em receber emails do servidor da ufba. Com isso, nem mesmo as convocações para as reuniões estão chegando para o email do CAEQ.
Estaremos mudando o servidor de email para tentar sanar esse problema.

0hara disse...

Isis, corrigindo Fabricio, nós recebemos a PAUTA da reunião antes, e recebemos a ATA antes da próxima reunião e na reunião seguinte nós a aprovamos.

O que nós divulgamos aqui é baseado no que anotamos durante as reuniões.

Postar um comentário