domingo, 14 de março de 2010

Reunião do Colegiado de Engenharia Química 11/03/2010

A reunião ocorreu no período da tarde. As questões discutidas estão detalhadas abaixo:

1. Cancelamento de equivalências
Foi decidido que as matérias MAT045 (Processamento de Dados), MAT237 (Estatística) e MAT174 (Cálculo numérico), oferecidas pelo departamento de Matemática, NÃO terão mais equivalência com as matérias oferecidas pelo DEQ, ENGD01 (Métodos Computacionais na Engenharia), ENGD02 (Estatística na Engenharia) e ENGD04 (Métodos Matemáticos e Computacionais na Engenharia). A medida entrará em vigor a partir do semestre 2010.2.
O motivo para tal acontecimento é a fuga dos alunos para as matérias oferecidas pelo departamento de matemática, não obtendo a formação necessária em programação. Além disso, as turmas oferecidas pelo DEQ estavam ficando vazias.

2. Informe Importante
Estavam acontecendo vários casos de pessoas que acabavam perdendo matérias por motivos de doenças na família, etc. O estudante acabava excedendo o limite de vezes que poderia perder, resultando num processo de permanência. Os professores orientaram, nessa reunião, aos estudantes a pedir o TRANCAMENTO de matérias (ou até mesmo do semestre) para que não caíssem em processo de permanência. Segundo foi dito, pedido de permanência por motivo de doenças passadas não é algo justificável, já que é permitido ao estudante trancar matérias para que não seja reprovado. Ocorreram indeferimentos de pedidos de processos como este, pois não havia uma comprovação plausível.

3. Norma para pedido de dilatação de tempo de curso
Foi determinada uma norma para a extensão no tempo de curso. A dilatação será permitida desde que o aluno esteja prestes a se formar, sendo o tempo de curso estendido para o semestre corrente e mais um. Sendo assim, o estudante terá a obrigação de se formar no tempo determinado. Em resumo, há um ganho de mais UM ANO para o curso.

2 comentários:

Isis disse...

Fabrício, gostaria de questionar a demanda de LABII para o semestre que vem. Tenho perguntado e muita gente deixou de fazer neste semestre. Não seria o caso de estudar esta demanda para avaliar se há necessidade de duas turmas para o próximo semestre?
Fica a sugestão!
Isis

Fabrício Nascimento disse...

Ísis, se há demanda, é bem provável que duas turmas estejam disponíveis no próximo semestre. Não posso dar certeza, pois essa decisão é tomada na reunião para planejamento acadêmico.
De qualquer forma, isso será levado pelo CAEQ à reunião.

Postar um comentário